fbpx

Listas dos melhores livros

Cultivar listas de livros, desde que não se torne um fetiche nem nos paralise, é uma boa maneira de se orientar em meio à infinidade de títulos escritos, copiados ou impressos nos últimos dois mil e quinhentos anos.

Já que poucos exercem aquela que, segundo José Ortega y Gasset, é “a forma de caridade mais própria de nosso tempo: não publicar livros supérfluos”, é preciso saber caminhar ileso — se possível em estado de graça — entre os tantos pecados, veniais e mortais, cometidos pelos escritores e pelas editoras.

Eis oito listas pelas quais costumo me orientar.

Related Articles

Como Ler Livros (Mortimer J. Adler e Charles van Doren)

O Como Ler Livros, de Mortimer J. Adler e Charles van Doren (É Realizações), não é apenas um manual prático ou um guia de leitura (pois sua intenção não é apenas ensinar ao estudante a ler). Muito além disso, a obra é um programa integral de estudos que contém, inclusive, a seleção dos Grandes Livros da Civilização Ocidental (os famosos Great Books), selecionados e indicados pelo próprio autor.

O que pretende esse programa de estudos? Seu objetivo é inserir o leitor-estudante naquilo que o Mortimer Adler chama de Grande Conversação — que é uma reunião, uma congregação, imaginária (porém, de certa maneira, muito real), dos grandes pensadores da Civilização Ocidental. Então, o Adler colocou neste panteão de pensadores Platão, Aristóteles, Dante, Shakespeare, Miguel de Cervantes, Descartes, Leibniz, Kant, Freud, enfim, os grandes autores que, então, conversam entre si nesta hipotética mas realíssima conversação.

A intenção do autor é que o leitor alcance o conteúdo e…

José Monir Nasser, educador

O programa das Expedições pelo Mundo da Cultura, dirigido pelo prof. José Monir Nasser, consistia na leitura e comentários, em grupo, por cinco anos (em sua versão bruta), de cem obras literárias consideradas essenciais para a compreensão da Civilização Ocidental.
Embora morasse próximo à cidade de São Paulo entre 2006 e 2011, quando o prof. José Monir Nasser realizou boa parte dos encontros das Expedições na É Realizações, não cheguei a conhecê-lo pessoalmente.
As notícias dos encontros mensais que o prof. Monir realizava, paralelamente, para a leitura comentada de diálogos platônicos corriam longe. A distância geográfica e o horário dos encontros não permitiram que eu me juntasse ao grupo. Há cerca de três anos anos, o professor adoentou-se e caiu enfermo, praticamente incomunicável. No mês passado, soltou seu último suspiro.
Enquanto viveu Monir conduziu com notável dedicação seu projeto de Educação Liberal através dos clássicos – trabalho que…

Leitura dinâmica funciona?

Quem quer que já tenha empilhado cinco livros lidos pela metade já deve ter buscado socorro nos métodos de leitura dinâmica.

Os cursos de leitura dinâmica prometem um mundo de maravilhas. Cabe-nos perguntar se eles efetivamente entregam o que prometem – e, além disso, se aquilo que entregam vale a pena.

A resposta a essas questões parece ser, nos dois casos, mais ou menos.

Deixem-me explicar.

Comecemos do começo. Em geral, nós lemos pouco. As estatísticas (e as capas bonitinhas de muitos livros editados atualmente) indicam que o brasileiro compra poucos livros; e que alguma parte do que compramos não tem outra serventia senão a de enfeitar nossas mesas de centro e as estantes coloridas com que tentamos imitar a estante da Tatiana Feltrin. Por outro lado, aqueles de nós que têm o hábito da leitura lêem, em geral, muito mal.

Os cursos de leitura dinâmica prometem a cura para esses dois males: prometem aumentar o ritmo da…

O programa, o método e o cronograma das Expedições Literárias

As Expedições Literárias farão uso da seleção de livros que o prof. José Monir Nasser, falecido há poucos anos, fez para suas Expedições pelo mundo da Cultura, que ele conduziu em algumas cidades brasileiras (São Paulo, Curitiba etc).

Que livros compõem a nossa lista?

Vejamos. Dos cem livros, 78 são de ficção. Dos 78, 43 são de prosa ficcional (romances, novelas etc); 24 são de teatro, dos quais oito são de Shakespeare; e onze são de poesia (poesia épica e poesia lírica).

Dos 22 livros de não-ficção, 17 são ensaios ou livros filosóficos (dos quais cinco são de Platão). Os outros cinco são textos de caráter religioso (dois textos sagrados, dois de Santo Agostinho e um de Chesterton).

Você pode perceber que a lista é bem heterogênea.

Que método seguiremos?

Em cada encontro, falaremos sobre a vida do autor e o contexto de…

Responses

  1. Não se acanhe, Mário Sérgio. Você não incomoda de maneira alguma. Não conhecia essa coleção que você menciona. As informações que você traz só nos comprovam uma coisa: mesmo com todas as dificuldades que enfrentávamos em meados do século XX, o Brasil era, culturalmente, mais rico que hoje. Precisamos resgatar essa riqueza!

  2. Olá Bruno, você tem absoluta razão, temos de resgatar a cultura nesse país. Posto que estas listas sejam discutíveis, podem nos ser de grande ajuda na escolha de obras para ampliarmos nosso conhecimento.

    Dentre as famosas listas de melhores livros, duas delas saíram, não me lembro as datas, na Folha de São Paulo: uma contendo os 100 melhores livros de ficção do século XX e a outra os 100 melhores livro de não ficção do século XX.

    Seguem os links com as duas listagens:

    https://diariograsiela.wordpress.com/2007/09/24/os-100-melhores-livros-da-literatura-universal-segundo-a-folha-de-sao-paulo/

    http://www.brasilnews.com.br/arquivo/variedades/noticias/reslivros.htm

    Com essas listagens, em cada uma delas, foram relacionadas também 30 obras de ficção e 30 de não ficção de autores brasileiros. As listagens acima não indicam quais seriam essas obras. Tenho aqui comigo essa relação. Assim que tiver um tempinho vou relacioná-las e te mando.

    Pode me mandar um email para eu enviar a lista para você: msfadv@hotmail.com

    Abraços

    Mário Sérgio