fbpx

O programa, o método e o cronograma das Expedições Literárias

As Expedições Literárias farão uso da seleção de livros que o prof. José Monir Nasser, falecido há poucos anos, fez para suas Expedições pelo mundo da Cultura, que ele conduziu em algumas cidades brasileiras (São Paulo, Curitiba etc).

Que livros compõem a nossa lista?

Vejamos. Dos cem livros, 78 são de ficção. Dos 78, 43 são de prosa ficcional (romances, novelas etc); 24 são de teatro, dos quais oito são de Shakespeare; e onze são de poesia (poesia épica e poesia lírica).

Dos 22 livros de não-ficção, 17 são ensaios ou livros filosóficos (dos quais cinco são de Platão). Os outros cinco são textos de caráter religioso (dois textos sagrados, dois de Santo Agostinho e um de Chesterton).

Você pode perceber que a lista é bem heterogênea.

Que método seguiremos?

Em cada encontro, falaremos sobre a vida do autor e o contexto de sua obra, faremos uma breve introdução à leitura do livro, abordaremos o tema (se o livro do mês for expositivo) ou o enredo (se se tratar de literatura de ficção), os elementos do livro e as principais interpretações e chaves de leitura. Por fim, trataremos do reflexo do livro na cultura e no seio da crítica literária.

Nosso cronograma será o seguinte.

  • Chamada e aquecimento, do dia 1º ao dia 10 do mês: farei pequenos comentários introdutórios no nosso Instagram e no nosso Facebook. Será a oportunidade de você comprar o livro indicado e começar a se aquecer.
  • Primeira abordagem da obra, do dia 11 ao dia 15: postarei no Portal Travessias dois ou três vídeos e, eventualmente, outros materiais diversificados (textos, quadros, músicas etc). O objetivo aqui é que você faça a leitura inspecional do livro do mês e comece a lê-lo. É o momento em que você também pode começar a participar ativamente das discussões a respeito da obra, no nosso grupo de estudos.
  • Maratona de leitura, do dia 16 ao dia 25: serão os dez dias mais importantes do mês. Neles postarei um vídeo a cada dois dias (ao todo, entre cinco e sete vídeos), estimulando a leitura do livro através de comentários que buscarão seguir, sempre que possível, a sequência do próprio livro.
  • Conclusão, do dia 26 ao dia 30: fecharei o mês com um encontro ao vivo ou um vídeo de maior duração, com comentários finais a respeito da obra e respostas às questões eventualmente lançadas pelos alunos.

Nossos encontros serão ricos se houver a confluência de três forças: 1) O esforço do professor em transmitir a sua própria experiência de leitura, baseada naquilo que a obra tem efetivamente a oferecer; 2) O esforço de leitura, a ser feito pelo próprio aluno com base nos comentários; e 3) A interação entre professor e aluno e entre os próprios alunos, trocando suas impressões a respeito da leitura.

Orientações gerais:

  • Você pode assistir aos vídeos na ordem que preferir. É claro que a ordem das postagens tem alguma razão de ser, mas eu prefiro que você acesse os vídeos pelos quais esteja mortalmente interessado do que seguir burocraticamente a sequência oficial.
  • A ordem da lista de cem livros será seguida à risca, mas não faz mal que você, ocasionalmente, entre no meio do programa e comece a ler as obras no ponto em que embarcou. Nesse caso, você pode querer tirar o atraso lendo as obras anteriores quando tiver disponibilidade. O mesmo pode ser dito daqueles que, por qualquer motivo, tiverem de suspender o acompanhamento das Expedições por um tempo. Todo o material ficará disponível para quando você retornar.
  • No nosso programa não há provas e avaliações, mas para o melhor proveito de suas leituras pode ser interessante que você converse sobre sua experiência com alguém – de preferência com alguém que esteja lendo ou já tenha lido o livro do mês. Essa é, aliás, a razão da existência de nosso grupo de estudos.

Boas leituras!

Related Articles

Como Ler Livros (Mortimer J. Adler e Charles van Doren)

O Como Ler Livros, de Mortimer J. Adler e Charles van Doren (É Realizações), não é apenas um manual prático ou um guia de leitura (pois sua intenção não é apenas ensinar ao estudante a ler). Muito além disso, a obra é um programa integral de estudos que contém, inclusive, a seleção dos Grandes Livros da Civilização Ocidental (os famosos Great Books), selecionados e indicados pelo próprio autor.

O que pretende esse programa de estudos? Seu objetivo é inserir o leitor-estudante naquilo que o Mortimer Adler chama de Grande Conversação — que é uma reunião, uma congregação, imaginária (porém, de certa maneira, muito real), dos grandes pensadores da Civilização Ocidental. Então, o Adler colocou neste panteão de pensadores Platão, Aristóteles, Dante, Shakespeare, Miguel de Cervantes, Descartes, Leibniz, Kant, Freud, enfim, os grandes autores que, então, conversam entre si nesta hipotética mas realíssima conversação.

A intenção do autor é que o leitor alcance o conteúdo e…

Como calcular o tempo de leitura de um livro

Um plano de estudos exige ritmo e constância. Para montar o seu programa com os pés-no chão, você precisará saber quanto tempo costuma gastar em cada livro. É perfeitamente possível e razoável bater os olhos em um livro e dizer “consigo concluí-lo em cinco dias” ou “vou começar a lê-lo e não tenho pressa de terminá-lo, mas provavelmente conseguirei concluí-lo em menos de duas semanas”. Porém, se você quer ter uma noção mais precisa da energia e do tempo que cada livro demandará de você, esta fórmula poderá auxiliá-lo. Duas pequenas ressalvas: i) eu não sou matemático. Portanto, os caminhos que sugiro aqui para chegar ao resultado podem parecer excessivamente simplórios. Foi o máximo que consegui alcançar (se algum matemático quiser ajudar, basta deixar as dicas nos comentários, que incorporarei as sugestões que eventualmente facilitarem o cálculo); e ii) a precisão do tempo de leitura só é alcançada se você…

O início da viagem de Marlow (Coração das Trevas)

Começaremos, neste mês, a leitura conjunta do livro Coração das Trevas, obra mais conhecida de Joseph Conrad, escritor polonês radicado na Inglaterra.

Estamos no sexto encontro das Expedições Literárias.

O enredo é, para Autran Dourado, o artifício que o escritor utiliza para ‘bater a carteira do leitor’; é, assim, apenas a superfície de uma narrativa ficcional.

Nessa superfície, o que temos aqui?

Marlow, um marinheiro, é contratado para encontrar o paradeiro do sr. Kurtz, que é um comerciante de marfim que se refugiara no interior do país. A história nos conta detalhes dessa busca, pelos olhos de Marlow.

Há basicamente duas formas de abordagem do livro, que não se excluem. Alguns preferem ver nele um manifesto anticolonialista, considerando que as incursões exploratórias feitas em países africanos na segunda metade do século XIX foram indiscutivelmente cruéis.

Porém, a abordagem psicológica me parece mais rica…

Leitura dinâmica funciona?

Quem quer que já tenha empilhado cinco livros lidos pela metade já deve ter buscado socorro nos métodos de leitura dinâmica.

Os cursos de leitura dinâmica prometem um mundo de maravilhas. Cabe-nos perguntar se eles efetivamente entregam o que prometem – e, além disso, se aquilo que entregam vale a pena.

A resposta a essas questões parece ser, nos dois casos, mais ou menos.

Deixem-me explicar.

Comecemos do começo. Em geral, nós lemos pouco. As estatísticas (e as capas bonitinhas de muitos livros editados atualmente) indicam que o brasileiro compra poucos livros; e que alguma parte do que compramos não tem outra serventia senão a de enfeitar nossas mesas de centro e as estantes coloridas com que tentamos imitar a estante da Tatiana Feltrin. Por outro lado, aqueles de nós que têm o hábito da leitura lêem, em geral, muito mal.

Os cursos de leitura dinâmica prometem a cura para esses dois males: prometem aumentar o ritmo da…

Responses