fbpx

Nosso canal chegou a 25.000 inscritos!

Nosso canal no Youtube chegou a 25.000 inscritos. Ora movimentado, ora abandonado, ele tem servido para que eu fale de muitas coisas bacanas que tenho lido – e, mais recentemente, ensinado.

Comecei, em maio de 2015, comentando o livro “Farenheit 451”, do Ray Bradbury, e, na sequência, o “Reparação”, do Ian McEwan. Muita coisa mudou desde lá; mudaram os natais e mudei eu.

Há poucos meses aceitei o convite para participar de um outro projeto, o @veredasjus, com o meu amigo Milton Vasconcelos e o Rafael Saldanha. Essas iniciativas, que levo paralelamente à minha atividade profissional na Procuradoria da República, dão vazão a uma inclinação pessoal que vem desde a infância, que é o gosto pela comunicação social falando de (e participando da) cultura.

Embora não me veja, ainda, trabalhando profissionalmente com tudo isso, trago em mim hoje aquele menino de sete anos, que com um…

Roteiro para a leitura de Platão

Para aqueles que me perguntam sobre a leitura da obra de Platão (que traduções comprar, em que ordem ler etc), essa é a minha resposta – a única que eu sou capaz de dar neste momento. O texto terá três partes. Essa é a primeira.

“No princípio, era o espanto.”

Distraído, rolando a tela do celular para baixo, o rapaz levantou os olhos e viu, sentada do outro lado do vagão, a menina – que ele já conhecia – lendo Mais Platão, Menos Prozac, de Lou Marinoff. Ela pegava o metrô na estação seguinte à dele; e, quando ele descia, ela permanecia em viagem. Ele sabia de onde ela vinha, mas não para onde ia. Mais interessado na bela moça que no velho Platão, seu queixo começou lentamente a cair para próximo do peito que não via um supino há dois anos.

A beleza da moça…

Não adianta ser experiente: é preciso saber o que fazer

Da minha aldeia vejo quanto da terra se pode ver do Universo…Por isso a minha aldeia é tão grande como outra terra qualquer,Porque eu sou do tamanho do que vejoE não do tamanho da minha altura…Nas cidades a vida é mais pequenaQue aqui na minha casa no cimo deste outeiro.Na cidade as grandes casas fecham a vista à chave,Escondem o horizonte, empurram o nosso olhar para longe de todo o céu,Tornam-nos pequenos porque nos tiram o que os nossos olhos nos podem dar,E tornam-nos pobres porque a nossa única riqueza é ver.“O Guardador de Rebanhos”, de Alberto Caeiro

Você não precisa esperar a velhice chegar para que a experiência acumulada o transforme em uma pessoa melhor. Aliás, a chegada da velhice não garante que isso acontecerá.

É certo que você conhece jovens de dezesseis anos que têm uma visão de mundo e uma postura diante da realidade…

Comece a estabelecer metas de estudo através do exercício do necrológio

– Pode me dizer que caminho devo tomar para sair daqui? – perguntou Alice.– Isso depende muito do lugar onde você quer chegar! – disse o gato.– O lugar não importa muito – disse Alice.– Ora, se você não sabe onde quer chegar, qualquer caminho serve.(Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carrol)

“Que saudade do futuro”(Murilo Mendes)

Antes de sair em busca de conhecimento, saiba por quê você está estudando.

A ideia de que a pessoa bem-sucedida é aquela que se aproveita do fluxo dos acontecimentos e se deixa levar por ele esconde parte importante da história.

Para alcançar seus propósitos não basta que você confie que existe uma inteligência ordenadora por trás das circunstâncias da vida; é necessário mais: você precisa, basicamente, de duas coisas:

Ter uma noção clara de seus objetivos; e Com base nesses objetivos, planejar seus passos.

Sete livros para começar bem a sua vida de estudos

Pode parecer estranho o que digo, mas ninguém começa a estudar pelos livros.

Numa vida de estudos séria somente buscamos os livros depois de cumprir algumas etapas importantes, que são uma espécie de análise da qualidade do solo e a preparação para o cultivo.

O solo, aqui, é sua alma.

A análise do terreno e sua preparação para o trabalho giram em torno da angústia radical que leva o estudante buscar, nos estudos, as respostas que o inquietam.

Essa angústia, entretanto, não costuma aparecer clara como o Sol numa manhã de sábado. No começo, o estudante angustiado caminha no escuro – embora sinta, rondando em torno de si, um emaranhado de questões que o impulsiona a entrar em contato com os escritores que prometem ensiná-lo a pensar e a entender a realidade.

O que fazer, nesse cenário, quando você sabe que deve começar a…