fbpx

O início da viagem de Marlow (Coração das Trevas)

Começaremos, neste mês, a leitura conjunta do livro Coração das Trevas, obra mais conhecida de Joseph Conrad, escritor polonês radicado na Inglaterra.

Estamos no sexto encontro das Expedições Literárias.

O enredo é, para Autran Dourado, o artifício que o escritor utiliza para ‘bater a carteira do leitor’; é, assim, apenas a superfície de uma narrativa ficcional.

Nessa superfície, o que temos aqui?

Marlow, um marinheiro, é contratado para encontrar o paradeiro do sr. Kurtz, que é um comerciante de marfim que se refugiara no interior do país. A história nos conta detalhes dessa busca, pelos olhos de Marlow.

Há basicamente duas formas de abordagem do livro, que não se excluem. Alguns preferem ver nele um manifesto anticolonialista, considerando que as incursões exploratórias feitas em países africanos na segunda metade do século XIX foram indiscutivelmente cruéis.

Porém, a abordagem psicológica me parece mais rica…

O programa, o método e o cronograma das Expedições Literárias

As Expedições Literárias farão uso da seleção de livros que o prof. José Monir Nasser, falecido há poucos anos, fez para suas Expedições pelo mundo da Cultura, que ele conduziu em algumas cidades brasileiras (São Paulo, Curitiba etc).

Que livros compõem a nossa lista?

Vejamos. Dos cem livros, 78 são de ficção. Dos 78, 43 são de prosa ficcional (romances, novelas etc); 24 são de teatro, dos quais oito são de Shakespeare; e onze são de poesia (poesia épica e poesia lírica).

Dos 22 livros de não-ficção, 17 são ensaios ou livros filosóficos (dos quais cinco são de Platão). Os outros cinco são textos de caráter religioso (dois textos sagrados, dois de Santo Agostinho e um de Chesterton).

Você pode perceber que a lista é bem heterogênea.

Que método seguiremos?

Em cada encontro, falaremos sobre a vida do autor e o contexto de…

A lista de livros das Expedições Literárias

Seja bem-vindo!

Nosso programa de leitura começou em julho de 2019, com o objetivo de vencer um livro por mês.

Caso você ainda não conheça as Expedições Literárias, sugiro que entre aqui. Nosso programa, nosso método e nosso cronograma foram melhor explicitados na primeira parte de nossos comentários à obra Como Ler Livros, de Mortimer Adler (acesse aqui).

Nossa seleção de livros foi inicialmente inspirada na lista elaborada pelo prof. José Monir Nasser no contexto de seu projeto Expedições Pelo Mundo da Cultural. Veja a lista original aqui.

NOSSA LISTA

1) Como Ler Livros, de Mortimer J. Adler / Charles Van Doren

2) Crime e Castigo, de Fiódor Dostoiévski

3) O Estrangeiro, de Albert Camus

4) Em Busca de Sentido, de Viktor Frankl

5) A Rebelião das Massas, de Jose Ortega y Gasset

6) Coração das Trevas, de…