fbpx

José Monir Nasser, educador

O programa das Expedições pelo Mundo da Cultura, dirigido pelo prof. José Monir Nasser, consistia na leitura e comentários, em grupo, por cinco anos (em sua versão bruta), de cem obras literárias consideradas essenciais para a compreensão da Civilização Ocidental.

Embora morasse próximo à cidade de São Paulo entre 2006 e 2011, quando o prof. José Monir Nasser realizou boa parte dos encontros das Expedições na É Realizações, não cheguei a conhecê-lo pessoalmente.

As notícias dos encontros mensais que o prof. Monir realizava, paralelamente, para a leitura comentada de diálogos platônicos corriam longe. A distância geográfica e o horário dos encontros não permitiram que eu me juntasse ao grupo. Há cerca de três anos anos, o professor adoentou-se e caiu enfermo, praticamente incomunicável. No mês passado, soltou seu último suspiro.

Enquanto viveu Monir conduziu com notável dedicação seu projeto de Educação Liberal através dos clássicos – trabalho que com sua enfermidade e morte não cessou de dar frutos no coração e na vida mesma de seus alunos próximos e distantes.

Em seu programa do dia 18 de março último, o prof. Olavo de Carvalho dedicou a Monir a canção La muerte no es el final, composta pelo sacerdote basco Cesáreo Gabaraín Azurmendi e cantada pelos militares espanhóis em memória dos colegas que caem em combate:

Cuando la pena nos alcanza
por un hermano perdido,
cuando el adiós dolorido
busca en la Fe su esperanza.

En Tu palabra confiamos
con la certeza que Tú
ya le has devuelto a la vida,
ya le has llevado a la luz.

Cuando, Señor, resucitaste,
todos vencimos contigo
nos regalaste la vida,
como en Betania al amigo.

Si caminamos a tu lado,
no va a faltarnos tu amor,
porque muriendo vivimos
vida más clara y mejor.

Antes do falecimento de Monir ouvi atento, repetidas vezes, através de gravações, suas aulas sobre os livros Apologia de Sócrates (Platão), Otelo (Shakespeare), Dom Quixote (Miguel de Cervantes), Ortodoxia (Chesterton – apenas parte), Crise do Mundo Moderno (René Guenón) e O Trivium (conforme compilado pela Irmã Miriam Joseph). Geralmente as aulas começavam com uma introdução contextualizada à vida do autor; seguiam-se comentários sobre a obra que seria estudada e um breve resumo da trama ou da estrutura da argumentação (já que nas Expedições também se estudavam ensaios); na terceira parte da aula, liam-se trechos selecionados das obras e o professor fazia os comentários que lhe pareciam pertinentes.

Em 2006, em uma das versões compactas de seu programa (no Sesi Cultural), foram tratados os seguinte livros:

livros-monir-zoom

Circula pela internet uma lista de cem obras que o prof. Monir considerava essenciais dentro de um programa de Educação Liberal, e que compunham, possivelmente com pontuais modificações, o itinerário das Expedições pelo Mundo da Cultura.

A erudição e a paciência do professor, associadas à sua intimidade com as obras tratadas, eram impressionantes. Pela audição contínua de suas aulas, pude retornar às obras comentadas e relê-las com novo e entusiasmado interesse, o que inevitavelmente acabou rendendo muitos frutos.

Através das aulas do Prof. Monir tive acesso a uma forma diferente de tratar a literatura e pude ver a relação que ela, se bem assimilada, necessariamente tem com a  vida de cada um de nós; descobri em minha atividade imaginativa uma dimensão nova. Com isso, aos poucos, surgiu um novo espaço de relacionamento entre mim e os outros — e fui percebendo como a literatura poderia iluminá-lo com as mais vivas possibilidades.

Na minha imaginação, hoje, Dom Quixote e Sancho Pança estão, de algum modo, associados à pessoa do prof. José Monir. E, convenhamos, já que estamos falando do mundo imaginativo, são duas companhias de peso!

Vá em paz, Monir! Que o bom Deus o receba em seus braços!

Outras informações de interesse:

– Apresentação de José Monir Nasser feita por Silvio Grimaldo no Jornal da ACIL – Associação Comercial e Industrial de Londrina – http://www.acil.com.br/noticias-detalhe/23/03/2012/Entrevista-com-jose-monir-nasser

– Homenagem por ocasião do falecimento do professor, feita por Paulo Briguet, no mesmo site da ACIL – http://www.acil.com.br/release-detalhe/25/03/2013/cronica-em-homenagem-a-jose-monir-nasser

– Pequeno relato das atividades  do prof. Monir, extraído e adaptado da comunidade a ele dedicada no Orkut, gerenciada por Fernando César (http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=62528701) – José Monir Nasser é economista e pesquisador de assuntos econômicos das firmas e das comunidades. Escreveu “Economia do Mais” e “O Brasil que Deu Certo”. Fundou de 1987 a firma de consultoria AVIA Internacional que contou entre seus clientes ANEEL, BNDES, Sebrae, CEF, Bosch, Copel, Coppe, Editora Abril, MTV, Eletronorte, Globosat, Incepa, IPD, Ipiranga, Klabin, Shell e Unisys. Bacharel em letras, pintor com ateliê e pesquisador de assuntos de cultura, tendo conduzido o programa “Expedições pelo Mundo da Cultura”. Antes de sua doença vinha ultimando a obra de crítica cultural “Serpentário de Palavras”. Editor de Tríade Editora desde 2002. Foi apresentador do programa de televisão “Direto ao Ponto” e presidente da Aliança Francesa de Curitiba.

Related Articles

Listas dos melhores livros

Cultivar listas de livros, desde que não se torne um fetiche nem nos paralise, é uma boa maneira de se orientar em meio à infinidade de títulos escritos, copiados ou impressos nos últimos dois mil e quinhentos anos. Já que poucos exercem aquela que, segundo José Ortega y Gasset, é “a forma de caridade mais própria de nosso tempo: não publicar livros supérfluos”, é preciso saber caminhar ileso — se possível em estado de graça — entre os tantos pecados, veniais e mortais, cometidos pelos escritores e pelas editoras. Eis oito listas pelas quais costumo me orientar. Expedições pelo mundo da cultura (prof. José Monir Nasser) Livros que fizeram minha cabeça (prof. Olavo de Carvalho) Os melhores livros brasileiros (prof. Olavo de Carvalho) Os ‘Great Books’ (Mortimer Adler) 100 Livros essenciais da Literatura Universal (Revista Bravo) 100 livros essenciais da Literatura Brasileira (Revista Bravo) Livros para Ler Imediatamente (Francine Prose) – Em breve…

Expedições pelo mundo da cultura (prof. José Monir Nasser)

O programa Expedições pelo Mundo da Cultura, dirigido pelo prof. José Monir Nasser, consistia na leitura e comentários, em grupo, por cinco anos, de cem obras literárias consideradas essenciais para a compreensão da Civilização Ocidental.
A atividade do prof. Monir, falecido em março de 2013, deixou em muitos de seus alunos, próximos e distantes, as sementes e os frutos de seu programa de educação.
Eu começarei, em breve, a gravar pequenos comentários a cada uma das cem obras literárias essenciais das Expedições pelo Mundo da Cultura. Convido você a se inscrever no meu canal no YouTube (As Travessias — clique aqui).
Acesse aqui a lista das cem obras indicadas (.pdf).
Antes de iniciar os vídeos de apresentação de cada obra, gravei alguns vídeos introdutórios:
→ Expedições pelo Mundo da Cultura (convite para conhecer as obras)
https://www.youtube.com/watch?v=ZwKcJ7V5cN4
→ Análise da lista de cem livros do prof. José…

Como Ler Livros (Mortimer J. Adler e Charles van Doren)

O Como Ler Livros, de Mortimer J. Adler e Charles van Doren (É Realizações), não é apenas um manual prático ou um guia de leitura (pois sua intenção não é apenas ensinar ao estudante a ler). Muito além disso, a obra é um programa integral de estudos que contém, inclusive, a seleção dos Grandes Livros da Civilização Ocidental (os famosos Great Books), selecionados e indicados pelo próprio autor.

O que pretende esse programa de estudos? Seu objetivo é inserir o leitor-estudante naquilo que o Mortimer Adler chama de Grande Conversação — que é uma reunião, uma congregação, imaginária (porém, de certa maneira, muito real), dos grandes pensadores da Civilização Ocidental. Então, o Adler colocou neste panteão de pensadores Platão, Aristóteles, Dante, Shakespeare, Miguel de Cervantes, Descartes, Leibniz, Kant, Freud, enfim, os grandes autores que, então, conversam entre si nesta hipotética mas realíssima conversação.

A intenção do autor é que o leitor alcance o conteúdo e…

Expedições pelo mundo da cultura

O programa Expedições pelo Mundo da Cultura, dirigido pelo prof. José Monir Nasser, consistia na leitura e comentários, em grupo, por cinco anos, de cem obras literárias consideradas essenciais para a compreensão da Civilização Ocidental. A atividade do prof. Monir, falecido em março de 2013, deixou em muitos de seus alunos, próximos e distantes, as sementes e os frutos de seu programa de educação. Eu começarei, em breve, a gravar pequenos comentários a cada uma das cem obras literárias essenciais das Expedições pelo Mundo da Cultura. Convido você a se inscrever no meu canal no YouTube (As Travessias — clique aqui). Acesse aqui a lista das cem obras indicadas (.pdf). Antes de iniciar os vídeos de apresentação de cada obra, gravei alguns vídeos introdutórios: → Expedições pelo Mundo da Cultura (convite para conhecer as obras) https://www.youtube.com/watch?v=ZwKcJ7V5cN4 → Análise da lista de cem livros do prof. José Monir Nasser https://www.youtube.com/watch?v=2XiVDZpksyM → Dois obstáculos…

Responses