fbpx

Minha Formação (Autobiografia de Joaquim Nabuco [1849 – 1910])

1663_148479631983497_227595464_n

“Joaquim Nabuco foi decerto o primeiro homem público brasileiro a descobrir-se com a própria mão de grande escritor; e em autobiografia tão psicológica como sociologicamente valiosa, além de notável pela sua qualidade literária. Uma das expressões mais altas da literatura em língua portuguesa”.

(Introdução por Gilberto Freyre)

Link para download —> http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/sf000052.pdf compilação feita por David Bezerra no Facebook.

Related Articles

Joaquim Nabuco fala sobre Camões

“O homem é o nome. A parte individual da nossa existência, se é a que mais nos interessa e comove, não é por certo a melhor. Além desta, há outra que pertence à pátria, à ciência, à arte; e que, se quase sempre é uma dedicação obscura, também pode ser uma criação imortal. A glória não é senão o domínio que o espírito humano adquire dessa parte que se lhe incorpora, e os Centenários são as grandes renovações periódicas dessa posse perpétua”.

“Não, em toda a parte a ciência prepara a unidade, enquanto a arte opera a união”.

“É assim a obra de arte; ela força o artista a não a deixar incompleta, e o faz sentir como César, o qual fez da ambição uma arte, que nada está feito enquanto resta alguma coisa por fazer. Se não fosse assim, quantas obras-primas não ficariam, como o S. Mateus de Miguel Ângelo,…

Johann von Goethe (1749 – 1832)

”Mesmo depois da morte de Goethe não cessaram de aparecer coleções enormes de obras inéditas, diários, cartas, conversas, e entre elas as ‘Conversações com Goethe’, do seu secretário Johann Peter Eckermann, súmula da sua sabedoria de homem muito velho, muito experimentado e que era um gênio”.

”A relação íntima entre a vida e a poesia de Goethe foi salientada por ele mesmo, na autobiografia ‘Poesia e Verdade’, grande panorama do movimento literário alemão por volta de 1770, com a figura do próprio autor no centro”.

”[…] extraiu dos estudos biológicos a lei da sua vida: a elaboração de uma personalidade própria e perfeita, como tipo humano. Eis um conceito goethiano de ‘Bildung’, de ‘formação’: a transformação do caos de experiências e conhecimentos em uma estrutura orgânica”.

”A poesia lírica de Goethe é — ao contrário do que se pensa, sobretudo no estrangeiro — a parte mais importante da sua Obra”.

(Otto Maria Carpeaux,…

O maior país católico do mundo

”Não deixe que o fato de ser brasileiro te impeça de ser cristão. Porque, saiba, isso impede de ser cristão. O Brasil tem quinhentos anos, e cadê os santos andando por aí e fazendo milagres a torto e a direito? Compara isso com os últimos quinhentos anos de qualquer outro país cristão… Ser brasileiro desqualifica você em noventa por cento para o cristianismo. O brasileiro ouve e fala como um papagaio. Ele não compara o que vê na religião com o contexto real de sua vida. Ele não percebe que quando fala com Deus fala como um papagaio, e quando fala com qualquer outra autoridade, por menor que seja, como um segurança de shopping center, fala como se estivesse diante do juiz de sua vida”. (Prof. Luiz Gonzaga)

”Conversando em 1986 com um dos maiores conhecedores de religiões comparadas no mundo, Whitall N. Perry, fiquei surpreso e um tanto ofendido…

Retrato do Artista Quando Jovem (James Joyce)

”A sua alma levantara-se da tumba da puerícia, despojando-se das vestes sepulcrais. Sim! Sim! Sim! Ele iria criar magnificentemente, com a liberdade e a força da sua alma, como o grande artífice cujo nome usava, uma coisa viva, nova, alada e bela, impalpável, imperecível!”
”Stephen Dedalus, com dezessete anos, mais ou menos, sabe que não tem vocação para ser padre, que não suporta a própria família, que não suporta a sua situação de culpa por pecados sexuais, e sabe que tem apenas uma única saída: voar e cair no mar, como Ícaro, filho do artífice Dedalus. Cair no mar significa cair numa substância sem forma, reformatando a sua existência e tornando-se um novo Stephen Dedalus.
O vôo que Stephen Dedalus deseja fazer não é somente de natureza física, mas de ordem simbólica e artística. Stephen Dedalus substitui o misticismo religioso por uma espécie de misticismo artístico, decidindo-se, então, por tornar-se um…

Responses