fbpx

Joaquim Nabuco fala sobre Camões

64864_146289865535807_965862980_n

“O homem é o nome. A parte individual da nossa existência, se é a que mais nos interessa e comove, não é por certo a melhor. Além desta, há outra que pertence à pátria, à ciência, à arte; e que, se quase sempre é uma dedicação obscura, também pode ser uma criação imortal. A glória não é senão o domínio que o espírito humano adquire dessa parte que se lhe incorpora, e os Centenários são as grandes renovações periódicas dessa posse perpétua”.

“Não, em toda a parte a ciência prepara a unidade, enquanto a arte opera a união”.

“É assim a obra de arte; ela força o artista a não a deixar incompleta, e o faz sentir como César, o qual fez da ambição uma arte, que nada está feito enquanto resta alguma coisa por fazer. Se não fosse assim, quantas obras-primas não ficariam, como o S. Mateus de Miguel Ângelo, metade na pedra, metade no gênio do escultor? Mil vezes antes para uma obra de arte ficar eternamente mutilada, como as estátuas gregas, do que eternamente incompleta”.

“Os Lusíadas não resumem o homem, nem a vida; não são o espelho do Infinito subjetivo, nem o da Natureza; eles são como obra de arte o poema da pátria, a memória de um povo. Foram, há três séculos, dia por dia, o testamento de uma grande raça, e são hoje a sua bandeira”.

“’A poesia, disse Carlyle, é a tentativa que o homem faz para tornar a sua existência harmônica.’ ‘Quem quiser escrever poemas heróicos, disse Milton, deve fazer um poema heróico de sua vida inteira.’ Com efeito, senhores, que poesia é mais elevada do que, por exemplo, a vida da mulher verdadeiramente bela, quando essa vida é tornada harmônica pelo respeito, pelo culto, pela adoração de si mesma, como a produção de uma Arte superior, que é a Natureza? Que poema heróico é maior do que esse em que o operário converte o trabalho, o marinheiro o navio, a mãe o filho, o rei o reinado, a mulher o coração, o homem o dever, e o povo a história?”

http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/ua00136a.pdf — compilação feita por David Bezerra no Facebook.

Related Articles

Linguagem carregada de significado

“A literatura é linguagem carregada de significado“. A frase é de Ezra Pound. Se é assim, como identificar o bom e o mau poeta? A chave está no significado das palavras eleitas pelo artista — o que exige um certo ritmo, uma boa versificação e tantas outras coisas que só um bom artesão das palavras sabe fazer (embora nem sempre saiba explicar). Se é assim, o mau poeta é aquele cara que chega em sua casa, no horário marcado para o jantar, com meio pacote de macarrão já vencido, uma sardinha destroçada e uma garrafa de vinho Canção já aberta e dormida; e meio preguiçoso e cheio de chavões que vai soltando sem muito critério prepara a comida que vocês então experimentam com um entusiasmo postiço de quem gostaria de estar gostando da experiência. Já o bom poeta chega em sua casa de surpresa (às vezes em um horário…

Como ler poesia (e para quê): a poesia como alimento para a alma

A maioria dos grandes poetas concorda que os poemas não têm propriamente uma função. Os bons poemas simplesmente são — e isso já lhes basta. Não é possível negar, entretanto, que a poesia pode ser terapêutica na mesma medida em que não tenha a pretensão de sê-lo. Se você acha que a poesia é um mero passatempo para desocupados ou uma válvula de escape para malucos de toda ordem sugiro que repense seus preconceitos e comece a ler a boa poesia. Para ajudá-lo nessa empreitada, eis alguns motivos para você começar a ler poesia (clique sobre os tópicos para acessar os poemas):

Para descobrir onde estão as pessoas com quem você convivia na sua infância

Para entender por que a vida asfixia alguns de nossos “cantos de inocência”

Como decidir entre a psiquiatria e a poesia

Para entender o que é ter vivido…

Minha Formação (Autobiografia de Joaquim Nabuco [1849 – 1910])

”Joaquim Nabuco foi decerto o primeiro homem público brasileiro a descobrir-se com a própria mão de grande escritor; e em autobiografia tão psicológica como sociologicamente valiosa, além de notável pela sua qualidade literária. Uma das expressões mais altas da literatura em língua portuguesa”.

(Introdução por Gilberto Freyre)

Link para download —> http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/sf000052.pdf – compilação feita por David Bezerra no Facebook.

O “baú de ossos”: em vão prende suas personagens?

Na apresentação que fez do livro ‘Baú de Ossos’, de Pedro Nava, Carlos Drummond de Andrade disse que: “Para quem escreve e sente angustiosa necessidade de buscar o termo exato e ao mesmo tempo imprevisto, o ‘Baú de ossos’ é uma lição esmagadora. Como foi que o danado desse homem, preso a atividades profissionais duríssimas, que lhe granjearam fama internacional, consegue ser o escritor galhardo, lépido, contundente que é?”Pedro Nava: um homem, vários pontos de interrogação. Os grandes escritores me parecem alquimistas que, em determinado ponto da vida, encontraram em si a fórmula da pedra filosofal. Sim, porque a criação de uma obra de arte parece exigir que se ordenem dentro de si, pelo menos enquanto durar o ato de escrever, os elementos de uma alma dispersa e frequentemente conflituosa – a alma do artista.

Mas, se é assim, como pode o escritor do magnífico “Baú de Ossos” ter metido…

Responses