fbpx

Se uma figura vai murchando, outra, sorrindo, se propõe

O Ministério da Educação anunciou nesta semana que promoverá “aulas de reforço” para universitários que ingressarem nas universidades brasileiras pelo sistema de cotas.

Sim, chegamos ao fundo do poço. Não parece mais sensato oferecer esse reforço, antes do vestibular, aos vestibulandos vitimados pela baixa qualidade do ensino público, justamente para que eles possam, por seus próprios méritos, ingressar na universidade?

Para melhorar o ensino no Brasil parece necessário reconhecer que toda a base da educação nacional, que predominou nas últimas décadas, deve ser esquecida. Mas a maioria dos educadores e “pensadores”, por assim dizer, da área está comprometida até o pescoço com a aplicação dessas técnicas de emburrecimento em massa: tem muita gente que ganha a vida remoendo, indo e vindo, sobre os temas de suas especializações, de mestrados e de doutorados na área. Não é exigível que essa massa de (anti-) pensadores reconheça que investiu suas vidas em um barco furado, rasgue o diploma e passe a plantar beterrabas e tomates no interior do país. É preciso muita humildade e honestidade intelectual para fazer isso. Simplesmente não temos, como sociedade, suficiente envergadura moral para tanto. Então é preciso esperar essa gente se aposentar e parar de escrever livros; até que seu silêncio seja pano de fundo para o assobio matuto dos coveiros. Oh! Pitágoras da última aritmética (…), infinita como os próprios números, a tua conta não acaba mais! Também será necessário que seus discípulos afundem nesse barco — ou se salvem a tempo.

No meio dessa turba insana há muitos professores abnegados e vocacionados, mas que raramente têm suficiente visão do conjunto; portanto pouco ou nada podem fazer no atacado, embora façam muita diferença no varejo. Seu sucesso, aqui e ali, dentro da sala de aula não deve nada, nada mesmo, segundo me parece, aos burocratas de Brasília.

Outra geração de educadores terá de ser formada sobre os escombros dessa que hoje prepondera, festiva, na formação, demorada e cara, de analfabetos funcionais.

Related Articles

Notas sobre educação

Educação universal, obrigatória e “comum” é um modo de desconsiderar as necessidades vitais de cada um dos indivíduos sob o pretexto de atendê-las.
***
Quem nunca sentiu que o ensino escolar enterrou bem fundo alguns de seus mais preciosos talentos permaneça onde está.
***
É particularmente interessante a ideia do filósofo Harry Brighouse: a educação tem, ou deve ter, por finalidade preparar a criança para o florescimento. Em linhas gerais: deve prepará-la para compreender modos de vida diversos daquele em que nasceu, prepará-la para uma participação saudável na economia e prepará-la para contribuir positivamente para a política. A pergunta que se deve fazer, quando se imagina aplicar essa concepção no Brasil, é: quando teremos um número razoável de professores suficientemente capacitados para essa tão difícil tarefa?
***
Não sei se vocês sabem, mas uma parte dos trabalhos acadêmicos em educação no Brasil é dedicada…

Um conselho a quem queira fazer literatura de ficção no Brasil hoje (Olavo de Carvalho)

Aluno: Em nosso país, com o atual estado da linguagem, qual lhe parece o grande desafio para quem pretenda fazer literatura de ficção?

Em primeiro lugar, você terá que começar a trabalhar essa linguagem que existe. Deverá pegar esse tecido de chavões, de lugares-comuns, e trabalhar para descobrir o que está no fundo deles e como você pode transformar uma coisa na outra. Não adianta você querer chegar diretamente em uma linguagem mais elevada. Você não conseguirá. Nós sempre temos que trabalhar a língua existente. Eu tenho procurado fazer isso: pegar desde a fala mais vulgar possível e elevá-la quando possível; e, depois, voltar a essa fala vulgar e… Eu não vejo outra maneira de trabalhar isso. Afinal de contas, a não ser que os seus personagens fiquem totalmente inverossímeis, eles terão de falar mais ou menos como as pessoas [comuns] falam. Por outro lado, não há porque limitar o seu padrão de…

Precisamos falar sobre educação

Para melhorar os péssimos resultados do ensino brasileiro temos sempre à mão uma solução aparentemente infalível: precisamos investir mais na educação e na valorização dos professores. Aumentar o salário dos professores é uma boa coisa, pois eles realmente ganham muito pouco. Mas a solução usualmente apresentada – investir mais dinheiro no ensino institucionalizado – certamente não melhorará a educação brasileira.

A nossa educação anda mal. Há muitos anos nossos estudantes tiram sistematicamente algumas das piores notas nas avaliações internacionais de aprendizado. Subtraímos nossos jovens do lar por cinco horas diárias durante nove anos e o resultado de tanto esforço é, geralmente, uma capacidade mínima de compreender capas de revistas, os preços nas vitrines e a importância de obedecer às recomendações das autoridades sanitárias.

No ensino superior a coisa é apenas um pouco melhor. A contribuição das universidades brasileiras para a ciência é mínima; e não é apenas por falta de investimento público.…

Os três ou quatro “pensadores” brasileiros

Penso o seguinte em relação aos três pensadores brasileiros “de massa” do momento:

i) Cortella: nunca consegui acompanhar um raciocínio completo dele. Não ouvi e não gostei.

ii) Karnal: já gostei de ouvi-lo, mas aos poucos vi que ele não tem honestidade intelectual (seus comentários toscos e rasos sobre o Escola sem Partido e o “nunca li um livro de Olavo de Carvalho” sepultaram o pequeno interesse que eu tinha por acompanhá-lo); além disso, e talvez por isso, o tom de sua fala começou a me cansar;

iii) Clóvis de Barros: me parece, dos três, o mais preparado para a função de “professor de filosofia de colégio”; não se leva muito a sério e parece ter a consciência de que sua função pública é “animar” turmas que por princípio não se interessam por filosofia; há indícios de que sabe alguma coisa (ainda que seja alguma coisa de almanaque) sobre alguns poucos filósofos…

Responses