fbpx

Reparação, de Ian McEwan

IMG_3639Se você está pretendendo ler Reparação, do escritor inglês Ian McEwan, não vá com muita sede ao pote. É um livro bem normalzinho, sem grandes momentos nem grandes sacadas. Eu só o encarei agora porque coloquei na cabeça que deveria, a cada dois dos ‘melhores clássicos da literatura universal de todos os tempos’, ler um livro de literatura brasileira e um de literatura universal contemporânea — os próximos dessa categoria serão Pastoral Americana, de Philip Roth, A Fantástica Vida Breve de Oscar Wao, de Junot Diaz e O Homem que Amava os Cachorros, de Leonardo Padura (afinal, um livro que agradou pessoas tão diferentes como o dr. Emir Sader, Frei Beto e o prof. Olavo de Carvalho merece ser lido com urgência).

Não fiz propriamente uma resenha do livro Reparação, mas deixei no YouTube minhas impressões — que, aliás, não foram as melhores. O vídeo está abaixo. Eu não cheguei a assistir à sua adaptação ao cinema — Atonement (2007). Não me joguem pedras, mas provavelmente o filme está melhor que o livro.

Related Articles

Listas dos melhores livros

Cultivar listas de livros, desde que não se torne um fetiche nem nos paralise, é uma boa maneira de se orientar em meio à infinidade de títulos escritos, copiados ou impressos nos últimos dois mil e quinhentos anos. Já que poucos exercem aquela que, segundo José Ortega y Gasset, é “a forma de caridade mais própria de nosso tempo: não publicar livros supérfluos”, é preciso saber caminhar ileso — se possível em estado de graça — entre os tantos pecados, veniais e mortais, cometidos pelos escritores e pelas editoras. Eis oito listas pelas quais costumo me orientar. Expedições pelo mundo da cultura (prof. José Monir Nasser) Livros que fizeram minha cabeça (prof. Olavo de Carvalho) Os melhores livros brasileiros (prof. Olavo de Carvalho) Os ‘Great Books’ (Mortimer Adler) 100 Livros essenciais da Literatura Universal (Revista Bravo) 100 livros essenciais da Literatura Brasileira (Revista Bravo) Livros para Ler Imediatamente (Francine Prose) – Em breve…

ABC da Literatura, de Ezra Pound

O ABC of Reading do poeta e crítico americano Ezra Pound é uma pequena joia à disposição dos que desejam se iniciar no conhecimento da grande literatura universal. A leitura é rápida e muito proveitosa. Ao final há uma coletânea bem interessante de alguns dos grandes poemas de todos os tempos. Na edição brasileira, alguns dos poemas foram publicados na língua inglesa; outros foram traduzidos pela trinca Augusto de Campos, Haroldo de Campos e Décio Pignatari.

https://www.youtube.com/watch?v=qkDBQ7xpAxw

Crime e Castigo, de Dostoiévski | Impressões de leitura

A leitura de Crime e Castigo, de Dostoiévski, um ‘clássico dos clássicos’, desafia nossas melhores e nossas piores tendências — as movimenta e é capaz de direcioná-las a um caminho adequado. Como toda grande obra de arte, o livro possui muitas camadas de significado e, por isso, é capaz de agradar a gregos e baianos, a jovens leitores e a eruditos já experimentados.

É quase uma imprudência sair por aí divulgando minhas impressões de leitura sobre essa grande obra — eu que a li, por ora, apenas uma vez. Mas penso que é uma imprudência calculada.

A resenha escrita que fiz da obra já foi publicada aqui há alguns meses.

Eis o vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=G40UIgpjIEU

Para compreender a literatura brasileira

Para compreender e apreciar a literatura brasileira dos séculos XVI, XVII e XVIII, basta a leitura dedicada de dois ou três bons trabalhos de História da Literatura e não mais que vinte ou trinta obras (em breve farei uma lista de sugestões). Para compreender e apreciar a literatura brasileira do século XIX, às obras de História da Literatura acrescente quinze ou vinte obras (em breve farei uma lista de sugestões). Para a literatura nacional do século XX, até a década de 1960 ou 1970, acrescente bem umas cinquenta ou sessenta obras (em breve farei uma lista de sugestões). Para compreender a literatura brasileira da década de 1980 em diante, primeiro será preciso decidir se a partir da década de 1980 existe algo como uma literatura brasileira; e, caso ela exista, se merece ser compreendida e apreciada (em breve farei uma lista de lamentações).

Responses