fbpx

Questões em torno dos filósofos milesianos

Da segunda aula do Curso de História da Filosofia ministrado pelo Prof. Eduardo Dipp no extinto Instituto Olavo de Carvalho extraí as seguintes questões relevantes, que, entre tantas outras, um estudioso da Filosofia Antiga deve ser minimamente capaz de articular.

– Houve transmissão de ensinamentos dos egípcios ou dos babilônicos aos primeiros filósofos gregos? Quais? De que maneira?
– Como o então crescente desprestígio da religião grega influenciou o surgimento da Filosofia?
– Como os séculos de ‘calmaria internacional’ e a organização política grega influenciaram o surgimento da Filosofia?
– Como a sabedoria era preservada socialmente antes dos primeiros filósofos? Como passou a sê-lo depois?
– Os pré-socráticos são proto-filósofos? Que conclusões resultam dessa concepção?
– Como Homero e Hesíodo influenciaram os filósofos gregos?
– Como o teatro grego influenciou os primeiros filósofos?
– Como se mesclam na filosofia de Anaximandro a cosmologia e a ética? Como a questão dos limites e a hybris se relacionam aí?
– Os milesianos eram ‘físicos’ no sentido aristotélico? O que essa discussão implica?
– A água de Tales, o ápeiron de Anaximandro e o ar de Anaxímenes podem ser vistos como princípios materiais (na concepção aristotélica)? O que isso implica?
– O ápeiron de Anaximandro é visto, por alguns, como um círculo. Que implicações essa concepção gera?

Related Articles

Xenófanes

Xenófanes está entre os filósofos pré-socráticos. É o primeiro monoteísta da História do Ocidente. Foi um andarilho dos vinte aos (pelo menos) 92 anos. Não se sabe bem por onde andou. Como poeta, escrevia elegias.

Suspeita-se que teve contato pessoal com Anaximandro; e que foi mestre de Parmênides. Aristóteles disse que Xenófanes foi “o primeiro partidário do Um”, daí que seria um precursor de Parmênides. Há algumas afinidades na filosofia de ambos. Mas, qual é a sua filosofia?

Xenófanes é muito conhecido por sua crítica ao antropomorfismo teológico. Foi o primeiro filósofo a confrontar corajosamente a concepção mítica que Homero e Hesíodo tinham dos deuses. É tido, assim, como o primeiro teólogo racional, defensor da concepção monoteísta (frag. 23). Para ele Deus é único, imóvel, todo. Essa é, para muitos, sua contribuição fundamental.

Atribui-se a ele a ideia de que a terra é o início e o destino de todas as coisas…

Os físicos de Mileto

Tal como a conhecemos hoje a Filosofia é filha da Grécia. Grande parte das introduções à Filosofia e dos cursos de Filosofia começam, naturalmente, tratando dos chamados jônicos. É natural que o iniciante se espante diante da afirmação de que a Filosofia começou com Tales de Mileto, no século VI a.C.. Por que nos espantamos? Ora, como a Filosofia, essa coisa tão interessante, pode ter começado com a hipótese de que “o princípio material de todas as coisas é a água”?

Eu já me perguntei (e também a alguns professores) o que é que Tales queria dizer com isso. As respostas foram insatisfatórias. Eu continuava sem entender. Eu, que tento levar a Filosofia a sério, não podia começar seu estudo com esse grande enigma. Do que Tales estava falando?

Depois de ter lido um bocado — e meditado outro tanto — as respostas começam a aparecer. A noção de cosmos, para…

Para ler histórias da filosofia

Eu tenho me dedicado, nos últimos oito anos, a tirar o atraso e a suprir as evidentes lacunas da minha formação escolar e universitária. Alguma parte desse tempo foi gasta no estudo da Filosofia Antiga. Raramente eu ultrapassei, nas leituras genéricas de história da filosofia, os filósofos pós-aristotélicos (Epicuro, os cínicos, os estóicos, os ecléticos e os neoplatônicos). Propus-me, neste segundo semestre, a buscar uma visão geral de toda a filosofia através da leitura de duas obras de referência: A História da Filosofia de Giovanni Reale e Dario Antiseri, em três volumes, com consultas pontuais à História da Filosofia de Guillermo Fraile e Teófilo Urdanóz, em oito tomos.

Não foi uma má ideia. Porém, agora que já estou quase na metade do caminho, vejo que por mais que os primeiros autores acabem abordando, lateralmente, o contexto histórico geral de cada um dos filósofos e das escolas filosóficas, falta-me, como um tempero no prato que…

Como Sócrates recebeu as doutrinas dos ‘filósofos físicos’

Porque a filosofia de Sócrates não foge à regra, pode então ser expressa pela fórmula clássica A não é B, mas C. Isso quer dizer que as filosofias não nascem do nada, mas sim do confronto com as filosofias ou com as concepções de mundo que vieram antes.

E antes de Sócrates vieram, por definição, os pré-socráticos. Os primeiros deles são geralmente chamados de filósofos físicos — que eram uma mistura de cientistas e ascetas que refletiam sobre a natureza e sobre o fundamento de tudo o que existe. Perguntavam-se como tudo começou e qual é a razão de unidade de todas as coisas — ou seja, qual é a unidade por trás da multiplicidade de tudo quanto há. Tales de Mileto, o primeiro dos pré-socráticos, era conhecido como um dos Sete Sábios. Para esses cientistas ascetas a sabedoria era a posse da verdade sobre a natureza — natureza que há de ter estrutura…

Responses