fbpx

Xenófanes

Xenófanes está entre os filósofos pré-socráticos. É o primeiro monoteísta da História do Ocidente. Foi um andarilho dos vinte aos (pelo menos) 92 anos. Não se sabe bem por onde andou. Como poeta, escrevia elegias.

Suspeita-se que teve contato pessoal com Anaximandro; e que foi mestre de Parmênides. Aristóteles disse que Xenófanes foi “o primeiro partidário do Um”, daí que seria um precursor de Parmênides. Há algumas afinidades na filosofia de ambos. Mas, qual é a sua filosofia?

Xenófanes é muito conhecido por sua crítica ao antropomorfismo teológico. Foi o primeiro filósofo a confrontar corajosamente a concepção mítica que Homero e Hesíodo tinham dos deuses. É tido, assim, como o primeiro teólogo racional, defensor da concepção monoteísta (frag. 23). Para ele Deus é único, imóvel, todo. Essa é, para muitos, sua contribuição fundamental.

Atribui-se a ele a ideia de que a terra é o início e o destino de todas as coisas – é o seu fragmento 27 (“Tudo provém da terra, e na terra tudo termina”), o que nos lembra deveras a narrativa bíblica do Gênesis: “do pó viemos ao pó voltaremos˜.

Segundo os estudos de Eric Voegelin, Xenófanes (para ele, um dos filósofos “místicos”, ao lado de Heráclito e Permênides) é o primeiro que evidencia a ordem na alma do filósofo (que é uma fonte de ordem — ainda que ele mal a tenha descoberto) em confronto com a ‘ordem’ da pólis e com a ‘ordem’ do mito.

Related Articles

Questões em torno dos filósofos milesianos

Da segunda aula do Curso de História da Filosofia ministrado pelo Prof. Eduardo Dipp no extinto Instituto Olavo de Carvalho extraí as seguintes questões relevantes, que, entre tantas outras, um estudioso da Filosofia Antiga deve ser minimamente capaz de articular.

– Houve transmissão de ensinamentos dos egípcios ou dos babilônicos aos primeiros filósofos gregos? Quais? De que maneira?
– Como o então crescente desprestígio da religião grega influenciou o surgimento da Filosofia?
– Como os séculos de ‘calmaria internacional’ e a organização política grega influenciaram o surgimento da Filosofia?
– Como a sabedoria era preservada socialmente antes dos primeiros filósofos? Como passou a sê-lo depois?
– Os pré-socráticos são proto-filósofos? Que conclusões resultam dessa concepção?
– Como Homero e Hesíodo influenciaram os filósofos gregos?
– Como o teatro grego influenciou os primeiros filósofos?
– Como se mesclam na filosofia de Anaximandro a cosmologia e a ética? Como a questão dos limites e a hybris se relacionam aí?
-…

Por que a filosofia não se desenvolveu entre os hebreus? (Eric Voegelin)

“Com relação à filosofia, deve-se dizer que o seu desenvolvimento no sentido helênico foi impedido pela irresolução quanto à condição da alma. A expansão da philia para o sophon pressupõe uma alma personalizada: a alma deve ter se desligado o suficiente da substância de grupos humanos particulares para experimentar a sua comunidade com outros homens conforme estabelecida pela participação comum no Nous divino. Na medida em que a vida espiritual da alma é tão difusa que a sua condição sob Deus só pode ser experimentada compactamente, pela mediação de clãs e tribos, o amor pessoal de Deus não pode se tornar o centro ordenador da alma. Em Israel, o espírito de Deus, o ruah de Yahweh, está presente na comunidade e nos indivíduos em sua capacidade de representantes da comunidade, mas não está presente como a força ordenadora da alma de cada homem, como o Nous dos filósofos-místicos ou o Logos de Cristo estão…

Os físicos de Mileto

Tal como a conhecemos hoje a Filosofia é filha da Grécia. Grande parte das introduções à Filosofia e dos cursos de Filosofia começam, naturalmente, tratando dos chamados jônicos. É natural que o iniciante se espante diante da afirmação de que a Filosofia começou com Tales de Mileto, no século VI a.C.. Por que nos espantamos? Ora, como a Filosofia, essa coisa tão interessante, pode ter começado com a hipótese de que “o princípio material de todas as coisas é a água”?

Eu já me perguntei (e também a alguns professores) o que é que Tales queria dizer com isso. As respostas foram insatisfatórias. Eu continuava sem entender. Eu, que tento levar a Filosofia a sério, não podia começar seu estudo com esse grande enigma. Do que Tales estava falando?

Depois de ter lido um bocado — e meditado outro tanto — as respostas começam a aparecer. A noção de cosmos, para…

Como Sócrates recebeu as doutrinas dos ‘filósofos físicos’

Porque a filosofia de Sócrates não foge à regra, pode então ser expressa pela fórmula clássica A não é B, mas C. Isso quer dizer que as filosofias não nascem do nada, mas sim do confronto com as filosofias ou com as concepções de mundo que vieram antes.

E antes de Sócrates vieram, por definição, os pré-socráticos. Os primeiros deles são geralmente chamados de filósofos físicos — que eram uma mistura de cientistas e ascetas que refletiam sobre a natureza e sobre o fundamento de tudo o que existe. Perguntavam-se como tudo começou e qual é a razão de unidade de todas as coisas — ou seja, qual é a unidade por trás da multiplicidade de tudo quanto há. Tales de Mileto, o primeiro dos pré-socráticos, era conhecido como um dos Sete Sábios. Para esses cientistas ascetas a sabedoria era a posse da verdade sobre a natureza — natureza que há de ter estrutura…

Responses