fbpx

A quem a vida de estudos independentes é indicada?

Todos os homens, por natureza, tendem ao conhecimento.
Aristóteles, Metafísica, 980a20).

É compreensível que a inclinação do homem ao conhecimento venha originando, já há mais de dois milênios, a criação e o desenvolvimento de instituições de ensino. As instituições conseguiram, nos seus melhores momentos, reunir alguns dos melhores professores; e permitem a adoção sistemática de métodos de ensino que, devidamente testados e gradativamente modificados, tendem a dar, na média, os melhores frutos possíveis.

Porém, em seus piores momentos, as instituições se transformam em máquinas de imprimir diplomas e de certificar, com algum grau de falsidade ideológica, pretensas habilidades intelectuais de que seus alunos efetivamente não se adonaram.

As instituições de ensino (em geral certificadoras de conhecimento — em alguns casos com monopólio e exclusividade garantidos pelo Estado) são tão onipresentes hoje em dia que a algumas pessoas pode jamais ter ocorrido pensar que a relação professor-aluno nasceu (e ainda vive, essencialmente) como relação de dois seres humanos colocados, por sua presença dramática (bem ao gosto de José Ortega y Gasset), diante da realidade. Professor e aluno, sem intermediários, constituem-se como tais pela capacidade que o mestre possui de presentificar o objeto do conhecimento (ou de servir-lhe de canal) diante de um aluno mortalmente interessado em compreendê-lo. As instituições permitem dar alguma racionalidade a essa atividade que nasceu e sobrevive, na sua essência, fora delas.

É natural, por isso, que você, brasileiro da segunda década deste século, insatisfeito com o que aprendeu no colégio ou na faculdade, queira complementar (ou, em casos mais dramáticos, verdadeiramente recomeçar) seus estudos de maneira independente.

A vida de estudos independentes é repleta de riscos e de frustrações que é preciso conhecer e saber contornar, tanto quanto isso for possível. Mas é, provavelmente, o único caminho, hoje, para quem deseja ser um discípulo fiel dos primeiros pensadores gregos, que viam no conhecimento (e, mais especificamente, na atividade filosófica) o modo de vida mais nobre e mais caracteristicamente humano que há (veja você, a esse respeito, por exemplo, Pierre Hadot, A Filosofia como maneira de viver, É Realizações).

Desses riscos e frustrações, podemos tratar em outra oportunidade. Quero, aqui, identificar: i) o que é, propriamente, essa tal vida de estudos, hoje; ii) e quem são esses insatisfeitos que a buscam.

Antes, uma preliminar: o estudioso independente a quem me refiro, e com quem geralmente convivo e dialogo, é aquele acostumado com a noção de vida intelectual cunhada por A.-D. Sertillanges (cf. A Vida Intelectual, É Realizações). Ele e Jules Payot, por exemplo (O trabalho intelectual e a vontade, entre outros), são de uma época em que os estudos independentes eram chamados de trabalho. Nas duas últimas décadas, essa atividade tem interessado, especialmente, a alunos ou a simples admiradores do prof. Olavo de Carvalho (é evidente que há, além disso, instituições de cunho religioso ou esotérico — ou simples agrupamentos de pessoas, de quaisquer natureza — que investem energias no ensino, à margem do sistema oficial, daquilo que lhes interessa). Atualmente, isso é tema que faz muita gente torcer o nariz. Aquilo que até meados do século passado era o feijão com arroz dos intelectuais em qualquer parte do ocidente hoje é coisa, por exemplo, de extravagantes alunos de um professor que a academia brasileira apedreja e demoniza; aquilo que até então convivia (perfeita e necessariamente) com uma atividade acadêmica rigorosa que permitia e exigia constantes momentos de busca solitária hoje é tratado como uma esquisitice que só é suportada porque vive às margens de nosso sistema de educação reconhecido e gerido pelo Ministério da Educação.

A relação do aprendizado com as instituições oficiais, entretanto, não costuma estar entre as primeiras preocupações do estudante independente, porque sua meta é aprender algo de verdade, independentemente do reconhecimento ou das maldições que lhe serão destinados pelo vulgo. As referências a que estudante independente recorrerá, para aferir o bom andamento de seus esforços, não lhe são impostas por decreto ou pelos diretores das instituições, mas são eleitas por si próprio, guiado por sua forte inclinação em direção ao efetivo conhecimento e por seu senso prático.

Se a vida de estudos independentes não visa necessariamente à aquisição de um diploma, nem a um posto específico no mercado de trabalho, nem a fazer brilhar na calçada da fama os poucos estudantes que perseveram na longa travessia noite adentro, para que, ó raios, então, serve esse negócio?

Bom. Parece evidente que, não sendo coisa de puros espíritos, nem de santos já elevados à dignidade dos altares, a vida de estudos deve ter algo a ver com a vida prática, sim senhor.

Sim, essa é uma boa pista, sem dúvida.

Uma das diferenças mais claras entre o tesouro prometido pelas instituições de ensino e aquele oferecido ao longo de uma vida de estudos independentes está naquilo que se tem mais proximamente em vista. As instituições de ensino estimulam, regra geral, a concepção de que o aluno é considerado aprovado numa determinada disciplina se – e somente se e tão somente se – conseguir comprovar seu aprendizado perante seu mestre, o que é um outro modo de dizer que o resultado imediato pretendido (para não dizer o único resultado pretendido, para quase todos os estudantes) é a aprovação pelo professor (ou a aprovação no vestibular ou a aprovação no exame profissional). O juízo positivo do mestre (ou das bancas examinadoras) é o tesouro buscado, grosso modo, pelos alunos. Tardiamente descobrem, alguns, que o mestre não era o fim do aprendizado, mas seu mero instrumento. Por sua vez, a vida de estudos independentes não tem foco no mestre, mas no próprio estudante, que caminha, quase sempre solitário, diante de uma realidade cuja estrutura ele busca desvendar no todo ou em parte. Se essa última característica soou a clichê, isso deve ser debitado na conta dos colégios e das faculdades que dizem, invariavelmente, ter foco no aprendizado, foco no aluno (“aqui o que importa é você, alunoetc). Todos sabemos que isso não passa, na maioria dos casos, de conversa de publicitário. O ensino institucionalizado chegou ao seu limite e não serão palavrinhas mágicas que o salvarão de sua derrocada (vide, por exemplo, o precioso clássico de Ivan Illich, Sociedade sem escolas).

O propósito de uma vida de estudos pode ser expresso na ideia que Viktor Frankl (cf. Em busca de sentido, Editora Vozes) tinha de vocação (ou de sentido da vida) — como aquilo que, pelas mais variadas razões, só você pode fazer. Quero dizer com isso que a vida de estudos independentes pretende atualizar no indivíduo as forças intelectuais, adormecidas ou já patentes, que, salvando suas circunstâncias pessoais, colaborarão para que ele exerça sua vocação e cumpra, dessa forma, o sentido único da sua vida.

Eis, aí, um desafio e tanto.

Como o sentido da vida é pessoal (e único e intransferível), a vida de estudos também terá essa nota. Isso quer dizer que a sua vida de estudos terá a fórmula (com seu ritmo, seus atalhos, suas paradas e suas paisagens) que tiver sua vocação.

A quem a vida de estudos independentes é indicada? Eis a pergunta que o título deste texto prometeu responder. Concluamos, pois, essa prosa.

Ora, os estudos independentes são indicados àqueles que já compreenderam que a realização do sentido da própria vida é seu dever máximo; e que, por variadas circunstâncias, não encontraram, nas instituições de ensino, instrumentos suficientes para a atualização das forças intelectuais capazes de auxiliá-lo no cumprimento de sua vocação.

Como esses estudos serão conduzidos (se serão feitos independentemente dos estudos institucionais, paralelamente a eles, ou mesmo em parcial concorrência com a busca de um emprego que lhe dê o sustento material) é questão secundária que não pode desviá-lo do caminho.

Related Articles

Para estudar de verdade, é preciso que você queira de verdade

O intelectual é um consagrado: é com essa assertiva que o Sertillanges começa o primeiro capítulo de seu livro “A Vida Intelectual”. Mas quem é o intelectual? Intelectual é aquele que pretende direcionar o olhar de seu espírito para o alto, encontrar as causas primeiras e, se possível, busca propagar o conhecimento da verdade e do bem entre aqueles que estão ao seu alcance.

O intelectual deve desenvolver seu próprio espírito a fim de ter um contato pessoal com o Verbo Divino. Essa prática lhe dará acesso ao santuário admirável do conhecimento. O estudioso pode se dedicar aos estudos em tempo integral ou pode ter uma profissão que lhe dê o sustento. O importante é ter uma dedicação profunda e séria. Só àqueles que se dedicam de coração a verdade se entrega; a verdade só se entrega a quem se faz escravo dela.

Antes de entrar na vida intelectual é necessário avaliar nossas reservas. A entrada nessa vida…

Itinerários

A trajetória de um estudante é o resultado da confluência de sua própria personalidade com as indicações que ele recebe da tradição. A fórmula dessa confluência é personalíssima; e abre a cada pessoa que se lança à vida de estudos um determinado número de itinerários possíveis — que ela deve palmilhar, com ânimo e serenidade, como quem busca a solução para um problema da maior importância.

O sucesso dessa travessia depende do conhecimento que se tem (e do manejo que se faz) de seus genuínos anseios, de suas disposições pessoais e de sua força de vontade; mas também do nível e da qualidade do acesso que se tem ao depósito da tradição, representada (imediatamente) por seus mestres e (através de mediações) pelos autores que, ao longo da história, estabeleceram determinadas indicações nos pontos de menor visibilidade.

Para o mais perfeito cruzamento desses dois fatores é preciso conhecê-los com alguma profundidade.

O conhecimento de si,…

Orientação para o início dos estudos

Você quer estudar sozinho? É preciso ter cuidado! É um pouco arriscado sair por aí, só, tentando assimilar, sem mais, as lições acumuladas por três milênios de sabedoria. A quem se aventura seguir, por conta própria, uma vida de estudos, geralmente se pode dizer, com muita razão, repetindo o que os soldados romanos disseram a Jesus Cristo crucificado: És capaz? Então salva-te a ti mesmo! O problema é que eu e você não somos a segunda pessoa da Santíssima Trindade. E geralmente também não temos o perfeito conhecimento das dificuldades que enfrentaremos ao trilhar os tortuosos caminhos da uma vida intelectual. E em algumas das ruelas, em alguns dos atalhos, em algumas das moradas iniciais nós podemos nos perder; parar para descansar e nunca mais encontrar ânimo — ou orientação — para seguir adiante.

Por isso é importante encontrar orientação para o trabalho inicial (e também para as bifurcações não-sinalizadas). Isso idealmente deve acontecer através de mestres…

O vivo e puro amor de que sou feito como matéria simples busca a forma…

Ars longa, vita brevis. Eis aí uma verdade em estado puro. Tão certa é a brevidade da vida, e tão vasto é o universo dos conhecimentos possíveis, que um candidato a uma vida de estudos séria é frequentemente atormentado pelo péssimo hábito de acumular em sua biblioteca centenas de livros que nunca leu e nunca lerá — a imaginar alguma forma de absorver, em meio aos inadiáveis compromissos de uma vida ativa, todos os conhecimentos de que imagina necessitar. Eu sou assim. Meus interesses já foram muito vastos. Eu não conseguia passar menos de três horas em um sebo, garimpando em todas as seções os livros que eu leria nos próximos duzentos e cinquenta anos. Com a exceção dos livros de medicina, de engenharia e de UFOs eu me interessava por tudo; e vivia a planejar um tempo e um espaço em que cada uma daquelas obras poderia ser lida com…

Responses

  1. Obrigado pelo texto, Professor!

    Pessoalmente, creio que o ensino institucional é uma farsa, uma enorme e pesada máquina retroalimentadora, que amputa a inteligência, esteriliza o solo interior, e condena a maioria dos alunos ao embrutecimento, formando míopes quanto ao belo e o bom.

    A escola e universidade provê escolarização e “credenciais sociais”, não educação.

    A boa notícia é que existem meios de escapar da hipnose coletiva.

    Ps – o site está ótimo ! Parabéns.