fbpx
Aula 8 de 8
Em andamento

Apresentação do curso de Introdução à Filosofia

Bruno 27 de abril de 2024

Arquivo de áudio:

O curso Introdução à Filosofia foi preparado para você que quer começar a estudar os grandes pensadores mas que, porém, não consegue ir além da página vinte.

Isso geralmente acontece porque os interessados começam a estudar Filosofia através de textos filosóficos. Entretanto, no começo, o estudante deve se dedicar ao mapeamento de suas inquietações existenciais e intelectuais. É dentro de você que a Filosofia começa; os livros são apenas instrumentos (um dos diversos instrumentos, mas não o único) para tomar esse caminho – difícil, mas muito gratificante.

O prof. Bruno Magalhães, coordenador do Portal Travessias, é formado pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais, procurador da República desde 2005, escritor e, há dez anos, estudioso da Filosofia Antiga. Este curso é o resultado de suas últimas pesquisas a respeito do interesse (ou do desinteresse) do homem pela Filosofia e dos caminhos que se abrem a quem responde positivamente ao convite feito por Sócrates, em Atenas, há 2.400 anos. Uma primeira versão deste curso foi ministrada na Livraria Cultura do Shopping Iguatemi, em São Paulo, SP, nos meses de janeiro e fevereiro de 2019.

Nesta nova versão online, o curso foi sensivelmente reformulado e ampliado. Ao longo de sete aulas, daremos ao aluno um mapa dos caminhos que os filósofos tomaram, desde o início de sua atividade até a consumação de sua própria Filosofia. O nosso objetivo é permitir a aproximação entre você e os principais filósofos, colocando-lhe na sintomia necessária para assimilar seu pensamento; e, se assim lhe parecer adequado, aprofundar-se no estudo da Filosofia.

As aulas são acompanhadas de textos especialmente preparados e de uma variedade de filmes, peças musicais, pinturas, poemas e – acreditem! – até mesmo de livros de Filosofia, que são indicados ao longo da exposição. Com esse material em mãos, o aluno terá condições de iniciar o diálogo possível com os mestres.

Não é necessário nenhum conhecimento especial para acompanhar as aulas com proveito. Caso você entenda que o curso não está atendendo a suas expectativas, terá sete dias para solicitar o reembolso do valor investido, sem necessidade de explicações.

Os vídeos com as aulas ficarão permanentemente à sua disposição, e poderão ser acessados quantas vezes você precisar.

Aguardamos você dentro de nossa sala de aula virtual!