fbpx

Introdução à Filosofia

O interesse que temos pela Filosofia costuma encontrar nos próprios textos filosóficos uma enorme barreira. O leitor iniciante que se arrisca à leitura dos filósofos é levado, na maior parte dos casos, a imaginar que entre ele e os grandes pensadores há uma distância insuperável. O resultado disso é que acabamos nos conformando com o acesso facilitado a simplificações da Filosofia que, por serem superficiais, não correspondem a nosso interesse inicial. Neste curso, seguiremos os passos de Sócrates e de Platão, de quem toda a tradição filosófica ocidental é reconhecidamente devedora. Através de comentários a trechos dos principais diálogos platônicos, buscaremos investigar o que é a Filosofia, como ela surge na vida de cada um de nós e como podemos iniciar, através de Platão, um diálogo pessoal com os grandes filósofos.
Bruno · 27 de fevereiro de 2019

Sobre o curso

O interesse que temos pela Filosofia costuma encontrar nos próprios textos filosóficos uma enorme barreira. O leitor iniciante que se arrisca à leitura dos filósofos é levado, na maior parte dos casos, a imaginar que entre ele e os grandes pensadores há uma distância insuperável. O resultado disso é que acabamos nos conformando com o acesso facilitado a simplificações da Filosofia que, por serem superficiais, não correspondem a nosso interesse inicial. Podemos chegar à casa da Filosofia por diversos caminhos.

Neste curso, seguiremos os passos de Sócrates e de Platão, de quem toda a tradição filosófica ocidental é reconhecidamente devedora. Através de comentários a trechos dos principais diálogos platônicos, buscaremos investigar o que é a Filosofia, como ela surge na vida de cada um de nós e como podemos iniciar, através de Platão, um diálogo pessoal com os grandes filósofos.

Curso Content

Expand All

About Instructor

Bruno

Professor de Filosofia, procurador da República e escritor.

5 Cursos

+134 enrolled
Not Enrolled

Curso Includes

  • 8 Aulas
  • 36 Partes

Responses