fbpx

Cursos

  • 27 Aulas

    Expedições Literárias

    Nosso programa de leitura pretende tornar os grandes livros compreensíveis a você, que sente uma natural dificuldade de ler e entender o que os escritores, os poetas e os filósofos deixaram registrado em seus escritos.

  • 8 Aulas

    Introdução à Filosofia

    O interesse que temos pela Filosofia costuma encontrar nos próprios textos filosóficos uma enorme barreira. O leitor iniciante que se arrisca à leitura dos filósofos é levado, na maior parte dos casos, a imaginar que entre ele e os grandes pensadores há uma distância insuperável. O resultado disso é que acabamos nos conformando com o acesso facilitado a simplificações da Filosofia que, por serem superficiais, não correspondem a nosso interesse inicial. Neste curso, seguiremos os passos de Sócrates e de Platão, de quem toda a tradição filosófica ocidental é reconhecidamente devedora. Através de comentários a trechos dos principais diálogos platônicos, buscaremos investigar o que é a Filosofia, como ela surge na vida de cada um de nós e como podemos iniciar, através de Platão, um diálogo pessoal com os grandes filósofos.
  • 2 Aulas

    Leitura Compartilhada

    Neste espaço compartilharemos com vocês, gratuitamente, o projeto Leitura Compartilhada. Através de comentários aos clássicos da Literatura Ocidental (incluída, aí, a Literatura Brasileira), passearemos pelas obras, introduzindo o leitor nas peculiaridades de cada uma e buscando facilitar o acesso às chaves de leitura. Já incluímos Dom Casmurro, de Machado de Assis, e Divina Comédia, de Dante Alighieri. Cadastre-se no portal para ter acesso gratuito ao conteúdo!

  • 18 Aulas

    Seminário de Vida de Estudos


    Através de encontros quinzenais (gravados ou ao vivo), buscaremos identificar o que é propriamente a vida de estudos independentes, qual é seu objetivo, quem pode se beneficiar dela e que métodos melhor se adaptam a cada caso.



    Paralelamente a isso, também estudaremos temas relacionados à educação através de textos de Hannah Arendt, José Ortega y Gasset, A.-D. Sertillanges, Mortimer Adler, Jules Payot, François Charmot, Jean Guitton etc.